Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2009




Tema: Santificação

1) Qual o significado da palavra santo?

Vem do latim "sanctu" que significa essencialmente puro, soberanamente perfeito. "Esta palavra no A. T. (Antigo Testamento) representa duas palavras hebraicas, significando uma delas PIEDOSO (Prov.2:8) e a outra SEPARADO (Sal.89:5, 7; Dan. 7:18.), que no seu equivalente grego no N. T. (Novo Testamento) é adotada com uma designação característica da comunidade cristã. Exemplo: At. 9:13; Rom. 1:7; 1a.Cor. 1:2; 2a. Cor.1:1. E assim por aquela expressão se indica em primeiro lugar a CHAMADA e ESTADO do crente cristão; e em segundo lugar as qualidades próprias do crente genuíno, as quais derivam de tão alto privilégio". (Dic.Bíb.Univ.de A. R. Buckland -M. A.)

2) O que é santificação?

Ato divino mediante o qual os crentes cada vez mais se amoldam a imagem de CRISTO (1ªTs 4.3)

3) Qual o alvo da santificação?

O alvo da santificação é a perfeição de Deus (Mt 5.48;).

4) Onde se processa a santificação?

Em nosso passado nos livrando da culpa pelos pecados cometidos (. 1a. Jo. l:7, Apoc. 1:5, 5:9 e Heb. 10:14, 18),Em nosso dia a dia de forma que nos sentimos constrangidos e envergonhados diante do pecado evitando assim que o cometamos (. Mt. 5:5-16. Jo.3:1-21, 1a. 5:17), Em nosso futuro quando formos libertos definitivamente da presença do pecado e da morte, no grande dia da vinda de cristo(1a. Cor.15:35-58, 1a.Tes.4:13-18)

5) Qual o principal alvo da santificação?

Estabelecer uma união vital entre Si mesmo e o homem; produzir nos homens um caráter que esteja de acordo com esta nova relação existente entre os dois (Mt 5.48).

"Eu" e Golias

Um dia meu pai mandou que eu levasse uma determinada porção de grãos tostados mais ou menos uma arroba e dez pães para meus irmãos que faziam parte do exercito do rei Saul e estavam no campo de batalha, e também dez queijos para o comandante deles, ver como eles estavam e levar alguma prova de como estavam passando.

Como eu não podia descuidar de minhas ovelhas eu as deixei com outro pastor e parti bem cedo na manhã seguinte, levando tudo quanto meu pai ordenara. Quando cheguei o exercito saia para o campo de batalha, com gritos e brados de guerra, e posicionaram-se em linha frente a frente.

Deixei o que havia trazido com o guarda responsável pelas bagagens e corri ao encontro de meus irmãos. Enquanto conversava com eles vi um gigante que vinha do exercito filisteu gritando um desafio contra o exercito de Israel, era um tal de Golias conhecido como um campeão filisteu nascido em Gate que media 2 metros e 70 centímetros (1º Sm 17. 4-7) . Assim que os soldados o viram se acovardaram e fugiram.

Os soldados perguntavam uns aos outros: - Vocês viram o gigante? “Ele insultou todo o exercito de Israel.

- E você ouviu falar do enorme prêmio que o rei ofereceu a quem matar o gigante?

- O rei também lhe dará uma de suas filhas em casamento e toda a sua família estará isenta de pegar impostos!”

Eu falei com alguns que estavam ali para saber se o que estavam dizendo era verdade e perguntei: “O que ganhará o homem que matar esse filisteu pagão e terminar com os insultos que ele faz a Israel?” E todos respondiam a mesma coisa.

Eu estava enfurecido afinal, quem é esse filisteu pagão que tem a ousadia de desafiar o exercito do Deus vivo?

E meu irmão, que também correu, veio furioso só porque me viu falando daquela maneira, veio todo se querendo perguntando pelas ovelhas, que nunca se quer ajudou a cuidar, e me acusou dizendo que eu era mau, tinha o coração presunçoso e só queria ver a luta!

E o que eu havia feito de mais? Só havia feito uma pergunta!

E eu tornei a perguntar o mesmo aos soldados e a resposta era a mesma e quando perceberam as minhas intenções, falaram ao rei Saul que me mandou chamar.

-Não se preocupe com coisa alguma eu cuidarei deste filisteu!

E o rei me respondeu: “Como é que um garoto como você pode lutar com um homem como esse gigante? Você é apenas um menino e ele está no exercito desde rapaz”!

Eu não estava disposto a desistir, contei - lhe a respeito das ovelhas que eu cuidava e sobre os leões e ursos que eu matava com as próprias mãos quando vinham pegar minhas ovelhas e disse: Farei o mesmo a esse filisteu, pois ele desafiou o exercito do Deus vivo que me salvou das garras de leões e ursos e me salvará deste filisteu!

Por fim o rei consentiu e disse vá e que deus esteja com você!

Então Saul me deu sua armadura, sua espada, um capacete e uma couraça de malhas, mas como aquilo pesava! Mal conseguia me mover!

Tirei a armadura e fui ao rio estava ansioso, dentro de mim ardia um fogo que me dava coragem, mas ao mesmo tempo tinha medo, mas confiante em Deus eu fui, colhi cinco pedras lisas coloquei em minha sacola de pastor, peguei meu cajado e minha funda e fui ao encontro do gigante, a frente dele vinha um homem que lhe carregava o escudo.

Golias me insultava e caçoava de mim e me menosprezando dizia: “por acaso sou um cão para que venha Amim com paus e pedras? E em nome de sua gama de deuses me amaldiçoava e a fúria cada vez aumentava mais.

-“Venha cá e eu darei a sua carne para ser comida pelas aves e pelos animais selvagens.” gritava ele.

E eu lhe respondi dizendo: - Você vem a mim com uma espada e uma lança, mas eu vou em nome do Senhor do Universo e Senhor do Exercito de Israel, a quem você dirigiu insultos. Hoje mesmo o Senhor me dará a vitoria sobre você e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. E os seus soldados mortos eu darei às aves do céu e aos animeis selvagens e o mundo inteiro saberá que há um Deus em Israel! E Israel ficará sabendo que o Senhor não depende de armas para executar seus planos, ele trabalha sem levar em conta os recursos humanos! Deus entregará vocês em nossas mãos!

A medida que ele se aproximava, sai correndo de encontro a ele, e enfiando a mão em minha sacola de pastor tirei uma pedra e a arremessei com a funda e a pedra entrou na testa do gigante que caiu com rosto em terra. Assim eu venci o gigante com uma pedra e uma funda. Como eu não ao tinha espada eu corri para cima de Golias e arranquei a espada da bainha que estava em sua cintura e com ela lhe cortei a cabeça. E quando os filisteus viram que o campeão deles estava morto, tentaram fugir. Então o exército de Israel soltou um grito de Triunfo e correu atrás dos Filisteus até Gate e as Portas de Ecrom. E os corpos dos feridos estavam espalhados pelo caminho de Saarim, Até Gate e Ecrom.

Quando os Israelitas voltaram da perseguição aos filisteus, levaram tudo o que havia no acampamento deles.

Eu peguei a cabeça do filisteu, levei-a para Jerusalém e guardei suas armas em minha tenda.

Logo que eu voltei depois de ter matado o filisteu, Abner me levou perante Saul e eu ainda segurava a cabeça de Golias.

E ele perguntou-me: “de quem você é filho meu jovem?”

E eu lhe respondi: “Sou filho do teu servo Jessé em Belém”.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009


O pacote da Creative Suite Dos de 4 Master Of coleção está incluído:

- InDesign CS4
- Photoshop CS4 É prorrogado
- Illustrator CS4
- Acrobat 9 Pro de
- Flash CS4 profissional
- Dreamweaver CS4
- Fireworks CS4
- Contribuir CS4
- Depois de efeitos CS4
- Adobe da Premiere de pró CS4
- Soundbooth CS4
- Dos onLocation Adobe CS4
- Encore CS4
- Adobe CS4 de ponte
- Adobe de dispositivo da Europa Central CS4
- Dinâmica de ligação
- Versão do taco CS4

sexta-feira, 7 de agosto de 2009



Provérbios 30:
18 Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço:
19 O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem.
Um namoro bem sucedido é o o sonho de todo ser humano normal e em sã conciencia independente de sua orientaçao, mas para se conseguir um namoro bem sucedido é necessario:
Ser paciente:
Eclesiastes 3:
1 TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Ser precipitado é fatal para quem quer ter um namoro santo e bem sucedido, no namoro precisamos ser pacientes em 3 momentos:
1º precisamos esperar a hora certa de se pensar em namoro. Um jovem de 12 anos na maioria dos casos jah tem desejos que o levam a se sentir atarido ou atraida por individuos do sexo oposto, a intensidade desse desejo varia de um apessoa para outra de acordo com uma serie de fatores de criaçao, biológicos, psicologicos, comportamentais, educaionais e principalmente espirituais, porem de uns tempos pra cá um jovem de 12 anos já fala de sexo como se fosse um praticante frequente, "isso se nao for".
Há uma grande facilidade para alcançar informações cada vez mais profundas sobre o assunto, isso de serta forma é bom mas depende de como o adolescente vai reagir a esta informação, pois esse tipo de informaçao em uma mente jah corrompida por mas conversações, maus relcionamentos e também dependendo de outros fatores subjetivos do individuo podem leva-lo a curiosidade e se essa curiosidade nao for tratada de forma sábia e pautada na palavra de Deus, as chances dessa curiosidade levá-lo a pratica do ato sexual são muitas, um namoro a essa idade é muitissimo arriscado, é quase impossivel que um ralcionamento infantil como esse tenha um futuro bom, tanto pela imaturidade como pelo tempo que ele vai ter que durar, a ipureza dos novos tempos torna impossivel algo assim, esse tipo de relacionamento dava serto a 20 ou 30 anos atraz mas hoje pais que concordam que seus filhos se realcionem dessa forma com essa idade precisam imediatamente rever seus conceitos,
Outro agravante é o fato de que um namoro como esse levaria os estudos a ruina por que a mente fértil e imatura do jovem o levaria e misturar as coisas, destruiria seus valores e inverteria totalmente suas prioridades, aos 15 anos eu nao concideraria um namoro precoce mas muito arriscado e inprudente, pois nem sempre a mentalidade do individuo bate com sua idade e suportar um namoro de 8 a 10 anos é extremamente dificil, seriam necessarias horas e horas de oração, muito amor, vigilancia cosntante e intença, muito jejum, comunhao constante com o Espírito Santo, muita palavra, santidade, pureza de vida, e força de vontade, muita sabedoria e sinceridade para nao pecar e manter um relacionamento segundo a vontade de Deus e sem prejudicar as outras áreas da vida do indivíduo
2ª É necessario muita paciência para esperar o tempo de Deus, esperar a idade serta para namorar é fácil perto desse que é um desafio de fé para qualquer jovem, querer que um jovem espere o tempo de Deus sem ter comuinhão com ele e sem conhecer a sua palavra é quase uma injustiça é como pedir para um analfabeto copiar em duplicata a contituiçao e em 4 idiomas diferentes, por isso se você quer ter um namoro bem sucedido busque a presença de Deus e não menosprese a palavra se ela te constranger, porque ela nao foi escrita para amaciar o ego de ninguem e sim para esortar trazer as revelações do senhor para seu povo, por isso seja fiel ao senhor e nao desobedeça a sua palavra, por que toda a sua vontade é boa perfeia e agradavel nao importa ela qual seja, o rei Saul nao esperou o profeta samuel para consagrar o sacrificio e ofertá-lo ao senhor e depois disso seu reinado foi um fracasso(1Sm 13), um namoro bem sucedido aos olhos do senhor deve ser como um perfume agradavel as suas narinas, um namoro precipitado e fora do tempo do senhor por mais santo que seja nao terá um bom furturo mesmo que chegue ao casamento será um relacionamento com manchas e marcas de algo edificado sem o favor do senhor (Sl 127.1).
3º É necessário ser paciente para esperar o casamento
I Corintios 7:
7 Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
8 Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
10 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
A sociedade em que vivemos quer inverter os valores absolutos que encontramos na palavra de Deus forçando-nos a viver segundo o curso desse mundo. todos em geral mas em especial nós jovens, somos bombardeados pela TV, pela internet, pelo rádio, na escola, no trabalho pelas bancas de jornal... sendo convidados a atender aos apelos da sensualidade. Muitos de nós têm resistido com a graça de Deus a esses ataques; outros têm caído e se lavantado novamente alcançando a restauração; mas muitos que tem caído nao têm forças suficientes para se levantar e abandonar o pecado, sofrendo os danos emocionais e psicológicos devastadores de uma relação sexual pré matrimonial.
Deus deseja que você escolha andar nos seus caminhos; que escolha uma pessoa para compartilhar com ela a sua vida, e que ambos tenham um compromisso com a moral e sejam um referencial para este mundo perdido.
O jovem sempre tem lutado com seus impulsos sexuais não só nestes tempos pós modernos.
Preste atençao nesta historia relatada em II Samuel 13:
1 E ACONTECEU depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a.
2 E angustiou-se Amnom, até adoecer, por Tamar, sua irmã, porque era virgem; e parecia aos olhos de Amnom dificultoso fazer-lhe coisa alguma.
3 Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz.
4 O qual lhe disse: Por que tu de dia em dia tanto emagreces, sendo filho do rei? Não mo farás saber a mim? Então lhe disse Amnom: Amo a Tamar, irmã de Absalão, meu irmão.
5 E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão.
6 Deitou-se, pois, Amnom, e fingiu-se doente; e, vindo o rei visitá-lo, disse Amnom, ao rei: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e prepare dois bolos diante dos meus olhos, para que eu coma de sua mão.
7 Mandou então Davi à casa, a Tamar, dizendo: Vai à casa de Amnom, teu irmão, e faze-lhe alguma comida.
8 E foi Tamar à casa de Amnom, seu irmão (ele porém estava deitado), e tomou massa, e a amassou, e fez bolos diante dos seus olhos, e cozeu os bolos.
9 E tomou a frigideira, e os tirou diante dele; porém ele recusou comer. E disse Amnom: Fazei retirar a todos da minha presença. E todos se retiraram dele.
Porem nao só o sexo fora do casamento é pecado qualquer relacionamento que disperte a sensualidade se for praticado fora de um compromisso concreto, no caso um namoro levado a sério com esparança de um casamento, é pecado é uma concupciencia da carne e quem se deixa levar pelas vontades da carne está lutando contra o espírito santo do senhor
Gálatas 5:
16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 Contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Só pra ter uma ideia do quanto faz falta uma orintação sólida e muito juizo na cabeça da galera
· 1. 85% dos jovens das igrejas evangélicas já "ficaram"
· 2 .80% dos namorados praticam carícias íntimas
· 3 .50% já tiveram relações sexuais, pelomenos uma uma vez
· 4 .30% mantêm relaçoes sexuais
· 5 .25% apresentam pensamentos homossexuais
· 6 .15% já tiveram algum contato homosexual
· 7 .5% das moças ficam grávidas
· 8 .50% das grávidas praticam aborto

Ha uma grande diferença entre as consequencias de uma relaçao sexual abençoada e uma relaçao sexual desventurada:
Vejamos os 4 ''P's" da relaçao abençoada por Deus
Procriação(filhos), Prazer(satisfaçao), Partilha(intimidade), Pacto(fidelidade)
E agora os 4 "P's" da relação desventurada:
Promiscuidade(desvios), Pluralidade(quantidade), Precariedade(qualidade), Petrificação(insensibilidade)
Para se ter uma relação sexual abençoada é preciso seguir os 4 principios de Deus citados em (Gn 2.24)
· 1. O principio da maturidade ( primeiro tem que deixar pai a mãe).
· 2. O principio da Heterossexualidade (homem se une a mulher).
· 3. O principio da monogamia (sua mulher, não suas mulheres).
· 4. O principio da fidelidade (uma só carne)

Se apaixonar é bom é sinal que vc é um ser humano e nao uma máquina, mas agora que jah sabe que nao é uma máquina tambem sabe que corre sangue em suas veias e que você tem a capacidade de gerar outros iguais a você e isso é motivo para você vigiar ainda mais pq vc nao é de ferro e está propenso ao erro!
Ser vigilante:
(Marcos 14:38) - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Seja vigilante consigo mesmo em sua aparencia:
"Tinha absalao filho de Davi, uma formosa irmã, cujo nome era tamar..." (2 Sm 13.1a)
Davi era o rei de israel, e tinha uma filha muito bonita. Na Bíblia nao há palavras para encher espaços quando ela dis que era bonita é porque realmente era muito bonita!
Não ande por ai achando que as pessoas sao como cães no cio e que uma simples aproximação é mutivo para achar que fulano ou ciclano sao pervertidos, saiba que a sua beleza tambem pode ser uma ferramenta para satanaz induzir você e os outros ao pecado cuidado! É muito perigoso brincar com sua beleza. Tudo pode ser usado para o bem e tudo pode ser usado para o mal. A beleza pode ser usada para bem ou para o mal. Cuidado com as roupas que você usa, cuidado com as suas atitudes, cuidado para não usar sua beleza brincando com os sentimentos dos outros e se você namora cuidado com as vestes com as quais você se apresenta a seu namorado ou namorada, saiba que por mais que seja um homem ou uma mulher de Deus tementes ao senhor tratase de um ser humano e muita sensualidade pode gerar nele ou nela reações que nenhum dos dois esperam e que podem destruir a relaçao entre os dois para sempre mesmo que nao dé em casamento pode impedir o surgimento de uma amizade no futuro.

Seja vigilante consigo mesmmo em suas atitudes:
"Amnom, filho de Davi, se enamorou dela. Angustiou-se Amnom por tamar sua meia irmã, a ponto de adoecer..." (2 Sm 13 1b-2a)
Em outras palavras, Amnom estava perdidamente apaixonado! Escrevia o nome de Tamar em seu caderno, desenhava corações, escrevia músicas, cantava 'estou apaixonado...', nao comia direito, suspirava até tres vezes por minuto... a ponto de ficar doente.
Até aqui tudo bem. Nao é pecado ter sentimentos por outra pessoa, mas pode ter no que você faz com seus sentimentos. Não temos como impedir que os passaros voem sobre nossas cabeças mas temos como impedir que eles façam ninhos.
Mas, oque tinha Tamar que fez com que Amnom se apaixonasse tão perdidamente por ela? Atençã moças, prestem muita atenção nestas três virtudes:
· 1 "Formosa" ... Beleza Física (2 Sm 13.1)
· 2 "Virgem" ... Alto padrao moral, beleza interior (13.2)
· 3 "parecia-lhe IMPOSSIVEL ...éra difícil (13.2)
Há homens que são estimulados pelos desafios que têm pela frente, seu eterno desejo de conquista. É por isso que uma moça bonita, virgem e dificil se tornava um grande trofeu para qualquer rapaz, em especial para Amnom.
Seja vigilante com os outros em relação as suas sugestoes e conversas:
(I Corintios 15:33) - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
(II Samuel 13:3) - Tinha, porém, Amnom um amigo( Seu primo), cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz(astuto, malandro).
Ó crente: os astutos estão sempre por perto, e vão ter uma solução para qualquer dúvida ou problema que você tenha. Parece que os concelhos deles "nunca falham". Eles vão estar sempre perto de você dizendo: "você nao é homem?", "Não tem perigo é só usar camisinha".
II Samuel 13:
4 "O qual lhe disse: Por que tu de dia em dia tanto emagreces, sendo filho do rei? Não mo farás saber a mim? Então lhe disse Amnom: Amo a Tamar, irmã de Absalão, meu irmão".
Um erro muito grave de Amnom foi ter consultado a um primo ao inves de ter orado a Deus colher as piniões erradas e usalas como orientação é um dos erros mais frequentes cometidos por quem está num periodo "pré namoro".
Cuidado com as pessoas que nao tem valores morais (astutos, malandros). Nunca lhes conte seus segredos, nem tome concelhos com eles.
E o astuto lhe disse:(II Samuel 13:5) - E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão. "E nao precisa nem diser oque amnom fez né?"

(II Samuel 13:9) - E tomou a frigideira, e os tirou diante dele; porém ele recusou comer. E disse Amnom: Fazei retirar a todos da minha presença. E todos se retiraram dele.
(II Samuel 13:10) - Então disse Amnom a Tamar: Traze a comida ao quarto, e comerei da tua mão. E tomou Tamar os bolos que fizera, e levou-os a Amnom, seu irmão, no quarto.
(II Samuel 13:11) - E chegando-lhos, para que comesse, pegou dela, e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã.
Seja vigilante com os outros em relação as atitudes deles:
(II Samuel 13:11) - E chegando-lhos, para que comesse, pegou dela, e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã.
(II Samuel 13:12) - Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura.
(II Samuel 13:13) - Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti.
(II Samuel 13:14) - Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou, e se deitou com ela.
(II Samuel 13:15) - Depois Amnom sentiu grande aversão por ela, pois maior era o ódio que sentiu por ela do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levanta-te, e vai-te.
Tamar deveria ter prestado atenção no fato de Amnom ter mandado todos embora e ido tambem mas não, ela cometeu um erro grave, uma vez que amnom era seu meio irmão era certo ela confiar nele mas ela deveria ter maldado o fato de Amnom pedir pra "comer na boquinha" ela pagou por sua inocenscia.ela nunca deveria ter ficado sozinha com ele. Tomem muito cuidado ao retirarse para lugares isolados; Meninas: não sejam descuidadas! "Amor, você nao acha melhor a gente ficar aqui no carro, está tão aconchegante...".

As consequências de uma Relação Sexual Pré-Matrimonial
(II Samuel 13:12) - Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura.
(II Samuel 13:13) - Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti.
A Bíblia afirma, e o confirmam os milhares de jovens confusos, os traumas sofridos na adolescência ou na mocidade
· 1. "não me forces": a relação sexual pré-matrimonial é um ato de egoísmo e de violência contra as emoções e os sentimentos de um ser humano.
· 2. "Porque não se faz assim em Israel": nem no Brasil. Não importa o que digam a TV, os filmes ou as novelas.
· 3. "não faças tal loucura ": numa relação sexual pré-matrimonial perde-se a noção da realidade das consequancias físicas, emocionais, psicológicas e espirituais da outra pessoa.
· 4. "porque onde iria eu com a minha vergonha?": a relação sexual pré matrimonial traz culpa e vergonha, resultados contrarios aos que Deus preparou para o casamento.
· 5. " Tu serias como um dos loucos de israel": ainda que na sociedade atual seja algo normal, diante de Deus continua sendo pecado.
· (II Samuel 13:14) - Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou, e se deitou com ela. Como já foi dito é um ato de egoismo e vioência contra os sentimentos do outro, Tamar não queria e deixou isso bem claro e ainda expos todas as consequencias que isso traria para os dois, mas amnom já havia perdido todo o raciocinio lógico e já não pensava mais com a cabeça e agindo como que por instinto como se fosse um animal usou da força para conseguir o que queria.
· (II Samuel 13:15) - Depois Amnom sentiu grande aversão por ela, pois maior era o ódio que sentiu por ela do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levanta-te, e vai-te. Este versiculo talvez seja um dos mais tristes da Bíblia. Evidencia a essência da relação sexual pré matrimonial, em que a pessoa satisfaz seu desejo sexual, não pensando em mais ninguem a não ser nele mesmo, para uma relação terna e pura é necessário que haja um elemento indispensavem e muito famoso o AMOR sem ele tudo não passa de um momento de prazer carnal passageiro, depois de alcançado o "alvo" perde-se todo o interesse e o outro passa de "amor da minha vida" a mais um ou uma para se vangloriar
· (II Samuel 13:16) - Então ela lhe disse: Não há razão de me despedires assim; maior seria este mal do que o outro que já me tens feito. Porém não lhe quis dar ouvidos. Esse verso mostra com clareza o sentimento de vergonha, frustração e humilhação que tomou conta de Tamar depois que seu irmão a violentou ela passa então a preferir a presença dele a ter que sair dali tendo perdido sua honra e sua intimidade para alguém que não lhe dera o merecido valor.
· (II Samuel 13:17) - E chamou a seu moço que o servia, e disse: Ponha fora a esta, e fecha a porta após ela. E aqui mais uma evidência do despreso que amnom passou a sentir por tamar após tela violentado.

Por isso galera é bom prestar mais atenção na palavra de Deus e menos na palavra dos outros, da mídia ou da sociedade e tomar muito cuidado com o que você faz com seus sentimentos pois quando o assunto é casamento, sexo, namoro, gatinhos ou gatinhas a coisa é mais séria do que nós pensamos ou que o mundo quer que pensemos pois se trata do futuro de duas pessoas ou uma família dependendo da gravidade da situação e da vida de alguem que te ama sem contar com a questão da sua vida com Deus, sua salvação, e sua imagem como cristão.
II Gnugraf - 22/08/2009 a 23/08/2009
Grade do GNUGRAF está no arPDFImprimirE-mail
Escrito por Administrator
Sex, 23 de Janeiro de 2009 14:34
A grade do GNUGARF já se encontra no site http://gnugraf.org, o evento acontecerá do dia 22/08/2009 ao dia 23/08/2009 na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Este ano contamos com várias novidades, a primeira delas são os 12 minicursos que acontecerão simultaneamente com as 16 palestras, a outra novidade é um espaço aberto com um datashow onde o público pode fazer palestras que não estão no cronograma oficial. Pela experiência do ano passado terem muitas pessoas inscritas que não compareceram, a organização do II GNUGRAF decidiu este ano não abrir inscrição tanto para as palestras quanto para os minicursos, as vagas vão sendo preenchidas de acordo com a chegada do público.
Última atualização ( Qui, 23 de Julho de 2009 17:01 )

quarta-feira, 4 de março de 2009




Retiro 2009
Foi muita muita muita benção vidas resturadas, pessoas retornando a cristo, famílias restauradas, muitos batismos com espírito santo, amizades se formando, um mover como eu nunca havia visto. Coisas que só o Preciosissimo Espirito Santo poderia fazer foi D+ 



 Reunidos pouco antes da Reunião com a Pastora Rose, onde o fogo desceu! (Com o violão França , Ao lado de rosa, nossa amiga Dani e embaixo de Robert Eu)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Briefing

Briefing no ramo de designer trata-se de uma pasta onde são expostos trabalhos anteriores que servem para mostrar aos clientes o que o profisional pode fazer, cada designer deve possuir um Briefing para expor seu material, o briefing é como um album de retratos onde o dsigner expõe sua "mercadoria" e mostra a qualidade de seus trabalhos, o que pode ou não garantir a preferencia do cliente, que pode ser uma empresa ou pesoa privada.














quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

As Dores de Cristo

Jesus entrou em agonia no Getsemani - escreve o evangelista Lucas - orava mais intensamente. "E seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra". O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas . E o faz com a precisão dum clínico. O suar sangue, ou "hematidrose", é um fenômeno raríssimo. Se produz em condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande
medo. O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus. Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra.
Conhecemos a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos e o desempate entre o procurador romano e Herodes. Pilatos cede, e então ordena a flagelação de Jesus. Os soldados despojam Jesus e o prendem pelo pulso a uma coluna do pátio. A flagelação se efetua com tiras de couro múltiplas sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e de pequenos ossos.
Os carrascos devem ter sido dois, um de cada lado, e de diferente estatura. Golpeiam com chibatadas a pele, já alterada por milhões de microscópicas hemorragias do suor de sangue. A pele se dilacera e se rompe; o sangue espirra. A cada golpe Jesus reage em um sobressalto de dor. As forças se esvaem; um suor frio lhe impregna a fronte, a cabeça gira em uma vertigem de náusea, calafrios lhe correm ao longo das costas. Se não estivesse preso no alto pelos pulsos, cairia em uma poça de sangue.
Depois o escárnio da coroação. Com longos espinhos, mais duros que aqueles da acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e o aplicam sobre a cabeça. Os espinhos penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar (os cirurgiões sabem o quanto sangra o couro cabeludo).
Pilatos, depois de ter mostrado aquele homem dilacerado à multidão feroz, o entrega para ser crucificado. Colocam sobre os ombros de Jesus o grande braço horizontal da Cruz; pesa uns cinqüenta quilos. A estaca vertical já está plantada sobre o Calvário.
Jesus caminha com os pés descalços pelas ruas de terreno irregular, cheias de pedregulhos. Os soldados o puxam com as cordas. O percurso, é de cerca de 600 metros. Jesus, fatigado, arrasta um pé após o outro, freqüentemente cai sobre os joelhos. E os ombros de Jesus estão cobertos de chagas. Quando ele cai por terra, a viga lhe escapa, escorrega, e lhe esfola o dorso.
Sobre o Calvário tem início a crucificação. Os carrascos despojam o condenado, mas a sua túnica está colada nas chagas e tirá-la é atroz. Alguma vez vocês tiraram uma atadura de gaze de uma grande chaga? Não sofreram vocês mesmos esta experiência, que muitas vezes precisa de anestesia? Podem agora vos dar conta do que se trata. Cada fio de tecido adere à carne viva: ao levarem a túnica, se laceram asterminações nervosas postas em descoberto pelas chagas. Os carrascos dão um puxão violento.
Como aquela dor atroz não provoca uma síncope?
O sangue começa a escorrer. Jesus é deitado de costas, as suas chagas se incrustam de pé e pedregulhos. Depositam-no sobre o braço horizontal da cruz. Os algozes tomam as medidas. Com uma broca, é feito um furo na madeira para facilitar a penetração dos pregos; horrível suplício! Os carrascos pegam um prego (um longo prego pontudo e quadrado), o apóiam sobre o pulso de Jesus, com um golpe certeiro de martelo o plantam e o rebatem sobre a madeira. Jesus deve ter contraído o rosto assustadoramente. No mesmo instante o seu pólice, com um movimento violento se posicionou opostamente na palma da mão; o nervo mediano foi lesado. Pode-se imaginar aquilo que Jesus deve ter provado; uma dor lancinante, agudíssima, que se difundiu pelos dedos, e espalhou-se, como uma língua de fogo, pelos ombros, lhe atingindo o cérebro. Uma dor mais insuportável que um homem possa provar, ou seja, aquela produzida pela lesão dos grandes troncos nervosos. De sólido provoca uma síncope e faz perder a consciência. Em Jesus não. Pelo menos se o nervo tivesse sido cortado!
Ao contrário (constata-se experimentalmente com freqüência) o nervo foi destruído só em parte: a lesão do tronco nervoso permanece em contato com o prego: quando o corpo for suspenso na cruz, o nervo se esticará fortemente como uma corda de violino esticada sobre a cravelha. A cada solavanco, a cada movimento, vibrará despertando dores dilacerantes. Um suplício que durará três horas.
O carrasco e seu ajudante empunham a extremidade da trava; elevam Jesus, colocando-o primeiro sentado e depois em pé; conseqüentemente fazendo-o tombar para trás, o encostam na estaca vertical. Depois rapidamente encaixam o braço horizontal da cruz sobre a estaca vertical. Os ombros da vítima esfregaram dolorosamente sobre a madeira áspera. As pontas cortantes da grande coroa de espinhos o laceraram o crânio. A pobre cabeça de Jesus inclinou-se para frente, uma vez que a espessura do
capacete o impedia de apoiar-se na madeira. Cada vez que o mártir levanta a cabeça, recomeçam pontadas agudíssimas.
Pregam-lhe os pés. Ao meio-dia Jesus tem sede. Não bebeu desde a tarde anterior. As feições são impressas, o vulto é uma máscara de sangue. A boca está semi-aberta e o lábio inferior começa a pender. A garganta, seca, lhe queima, mas ele não pode engolir. Tem sede. Um soldado lhe estende sobre a ponta de uma vara, uma esponja embebida em bebida ácida, em uso entre os militares. Tudo aquilo é uma tortura atroz. Um estranho fenômeno se produz no corpo de Jesus. Os músculos dos braços se
enrijecem em uma contração que vai se acentuando: os deltóides, os bíceps esticados e levantados, os dedos se curvam. Se diria um ferido atingido de tétano, presa de uma horrível crise que não se pode descrever. A isto que os médicos chamam tetania, quando os sintomas se generalizam: os músculos do abdômen se enrijecem em ondas imóveis, em seguida aqueles entre as costelas, os do pescoço, e os respiratórios. A respiração se faz, pouco a pouco mais curta. O ar entra com um sibilo, mas não consegue mais sair. Jesus respira com o ápice dos pulmões. Tem sede de ar: como um asmático em plena crise, seu rosto pálido pouco a pouco se torna vermelho, depois se transforma num violeta purpúreo e enfim em cianítico.
Jesus atingido pela asfixia, sufoca. Os pulmões cheios de ar não podem mais esvaziar-se. A fronte está impregnada de suor, os olhos saem fora de órbita. Que dores atrozes devem ter martelado o seu crânio!
Mas o que acontece? Lentamente com um esforço sobre-humano, Jesus tomou um ponto de apoio sobre o prego dos pés.
Esforçando-se a pequenos golpes, se eleva aliviando a tração dos braços. Os músculos do tórax se distendem. A respiração se torna mais ampla e profunda, os pulmões se esvaziam e o rosto recupera a palidez inicial.
Porque este esforço? Porque Jesus quer falar: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem".
Logo em seguida o corpo começa afrouxar-se de novo, e a asfixia recomeça. Foram transmitidas sete frases pronunciadas por ele na cruz: cada vez que quer falar, deverá elevar-se tendo como apoio o prego dos pés, inimaginável!
Enxames de moscas, grandes moscas verdes e azuis, zunem ao redor do seu corpo; irritam sobre o seu rosto, mas ele não pode enxotá-las. Pouco depois o céu escurece, o sol se esconde: de repente a temperatura se abaixa.
Logo serão três da tarde. Jesus luta sempre: de vez em quando se eleve para respirar. A asfixia periódica do infeliz que está destroçado. Uma tortura que dura três horas. Todas as suas dores, a sede, as cãibras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, lhe arrancaram um lamento: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?". Jesus grita: "Tudo está consumado!". Em seguida num grande brado disse: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". E morre.
O BATISMO DE "SANGUE" DOS APÓSTOLOS
Simão Pedro: segundo a tradição foi crucificado de cabeça para baixo; André: segundo a tradição crucificado numa cruz em "X", que a partir daí levou o nome de "cruz de Santo André"; Tiago, irmão de João: decapitado (At 12:2); Tiago: segundo a tradição crucificado no Egito; Judas Tadeu: segundo a tradição martirizado na Pérsia; Felipe: segundo a tradição morreu na Frígia; Bartolomeu: segundo a tradição morreu esfolado; Mateus Levi: segundo a tradição martirizado na Etiópia; Tomé Dídimo: segundo a tradição transpassado por flechas; Simão Zelote: crucificado; Judas Iscariotes: suicidou-se após trair o seu Mestre (Mt 27:50); João: segundo a tradição o único a morrer por morte natural depois de tentarem mata-lo mergulhando-o em óleo fervente; "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos" I Jo 3:16.
E nós reclamamos de um arranhão ou de uma batida no dedinho do pé ...

Voz que clama no deserto (Jo 1.19-23)




Qual a relação que há entre nós e este irmão que viveu há mais de 2000 anos atrás?

Ele foi questionado se era ou não o messias filho de Deus enviado por ele. E a resposta de João poderia ter sido simplesmente sim ele teria sido exaltado provavelmente eleito rei oi coisa perecida afinal a expectativa que o povo de Israel época tinha era de um messias montado em um cavalo branco todo glamoroso e que libertaria Israel do império romano.

João seria considerado o cara, ele seria idolatrado, adorado, mas respeitado que qualquer homem antes de Jesus, Porem, João tinha algo especial em seu coração, ele era fiel e temente a Deus e sabia que ele só estava preparando o caminho pra quem realmente deveria ser honrado, alguém que João dizia não ser digno nem se que quer de desamarrar as sandálias (João 1.26-27), Jesus

Sabe estava pensando no seguinte: se nós somos os que anunciam Jesus de alguma forma nó somos a salvação para as pessoas. E aquilo ficou na minha cabeça e eu me perguntando: pai eu posso me considerar a salvação para as pessoas? Isso não seria heresia? Não Seria se engrandecer? Se achar no lugar de Jesus?

Conto testemunho de sexta 21/06/08

E cheguei à seguinte conclusão não somos nós que ganhamos as almas, apenas preparamos caminho para Jesus. Finalmente o messias, aquele de que não somos dignos de sermos nem escravos, vem e salva aquela vida.

Nós não somos nada mais nessa historia do que uma simples ferramenta nas mãos do verdadeiro obreiro que é o espírito santo que nos usa para sermos testemunhas de que ele é a verdadeira luz e é ele quem realmente deve brilhar. Nos mesmos não somos a luz somos apenas testemunhas para anunciar a sua volta, mas tarde aquele que é a verdadeira luz vai voltar para brilhar sobre todos aqueles que vêm o mundo. (1Jo 1.6-9). Não somos nada mais do que a voz que clama no deserto. Alguns nos chamam de pastores, profetas, obreiros e até bispos, Mas nós não somos nada disso, somos apenas a voz que clamam no deserto.

E o que Deus quer que sejamos na vida das pessoas é isso a voz que clama no deserto, elas tem uma vida seca vazia sem esperança, às vezes quente intensa, às vezes gelada e sem graça, às vezes estão tristes e aprisionadas por não conhecerem Jesus e nosso papel é clamar no deserto em que se encontram essas vidas que é o mundo, e o que brilha em nos é o espírito santo que está dentro de nós e não nos próprios, pois sem o espírito somos opacos, mortos e sem nada a oferecer, mas louvado e engrandecido seja o nome do Senhor porque lá em (Isaías 61:1-4; 6) Diz

1 O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

2 A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

3 A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.

4 E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.

6 Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.

Então este é o nosso papel clamar no deserto isto é: pregar boas novas aos mansos; restaurar os contritos de coração, proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; consolar todos os tristes; ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado, edificar os lugares assolados restaurar os lugares destruídos, renovar as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.(Isaías 61:1-4;6).

E a recompensa obviamente é o céu, mas a curto praso pra quem gosta de um status é: Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.

Pecadores nas Mãos de Um Deus Irado - Pr. Jonathan Edwards



Enfield, Connecticut em 08 de julho de 1741

Tradução: Walter Andrade Campelo

"Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar." (Deuteronômio 32:35 ACF1)

Neste verso está indicada a vingança de Deus sobre os pecaminosos e descrentes israelitas, que eram o povo visível de Deus, e que viviam sob os meios de graça; mas que, não obstante todas as maravilhas das obras de Deus para com eles, permaneciam (como está no verso 28) faltos de conselho, não havendo neles entendimento. Debaixo de todos os cultivos do céu, eles produziam fruto amargo e venenoso; como está nos dois versos próximos que precedem o texto. - A expressão que escolhi como meu texto, ao tempo que resvalar o seu pé, parece encerrar os seguintes fatos, relativos à punição e destruição a que estes israelitas pecadores estavam sujeitos:

  1. Que estavam sempre expostos à destruição; como alguém que se levanta e anda por lugares escorregadios está sempre exposto à queda. Isto está implícito na forma de destruição que vinha sobre eles, sendo representada por seus pés escorregando (resvalando). O mesmo está expresso no Salmo 73:18 "Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição."
  2. Isto implica, que eles sempre estiveram expostos a uma repentina e inesperada destruição. Como aquele que anda por locais escorregadios está a cada instante sujeito à queda; ele não pode prever o momento em que estará de pé ou o próximo em que cairá; e quando cai, cai subitamente, sem aviso. Isto também está expresso no Salmo 73:18-19 "Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores."
  3. Outra implicação é, que eles estavam sujeitos a cair por si mesmos, sem serem derrubados pela mão de outro; como aquele que se levanta e anda por um terreno escorregadio não precisa de nada além de seu próprio peso para derrubá-lo.
  4. Que a razão porque eles não haviam ainda caído, e não caíram naquele instante, é apenas que o tempo definido por Deus não havia chegado. Por isto está dito que ao tempo, ou quando o tempo determinado chegar, seus pés irão resvalar (escorregar). Então será permitido que caiam, como estão propensos por seu próprio peso. Deus não irá mais segurá-los nestes lugares escorregadios, mas irá deixá-los cair; e então neste exato instante, cairão em destruição; como aquele que se põe em pé em uma rampa escorregadia e inclinada, à beira de um penhasco, não pode permanecer em pé por si só; quando é solto imediatamente cai e está perdido.

O exame das palavras nas quais eu irei agora insistir é este: - "Não há nada que mantenha pecadores, em momento algum, fora do inferno, a não ser a mera graça de Deus". - Por mera graça de Deus, quero dizer sua soberana graça, sua vontade arbitrária, não se prendendo a qualquer obrigação, não impedida por nenhuma forma de dificuldade, coisa alguma mais que a possibilidade da vontade de Deus tida em seu menor grau, ou em qualquer outra consideração, qualquer que seja, nenhuma outra mão há a preservar os pecadores em momento algum. - A verdade deste exame pode aparecer através das seguintes considerações:

  1. Não há nenhuma falta de poder em Deus para lançar pecadores ao inferno a qualquer instante. As mãos dos homens não têm forças quando Deus se levanta. O mais forte não Lhe pode resistir, nem pode escapar de suas mãos. - Ele não somente é capaz de lançar pecadores ao inferno, mas pode fazê-lo muito facilmente. Algumas vezes um príncipe terreno encontra grande dificuldade para subjugar um rebelde que tenha encontrado meios de se fortificar, e que tenha se feito forte pelo número de seus seguidores. Mas, não é assim com Deus. Não há fortaleza que sirva de defesa contra o poder de Deus. E ainda que mãos se unam a outras mãos, e vastas multidões de inimigos de Deus se combinem e se associem, eles serão facilmente feitos em pedaços. Eles são como um grande monte de finas moinhas diante de um tufão; ou grandes quantidades de restolho seco diante de chamas devoradoras. Nós achamos fácil pisar e esmagar um verme que vejamos a se arrastar pelo chão; assim também nos é fácil cortar ou queimar uma fina linha na qual alguma coisa esteja pendurada: pois é fácil assim para Deus, quando deseja, lançar seus inimigos até ao inferno. O que nós somos, para que pensemos em nos colocar contra Ele, por cuja repreensão a terra treme, e diante de quem as rochas são esmagadas?
  2. Eles merecem ser lançados ao inferno; tanto que a divina justiça nunca se interpõe no caminho, ela não faz nenhuma objeção quanto a Deus usar seu poder no momento de destruí-los. De fato, ao contrário, a justiça clama por uma infinita punição de seus pecados. A justiça divina diz daqueles que geram tais uvas de Sodoma: "Corta o; por que ocupa ainda a terra inutilmente?" Lucas 13.7. A espada da divina justiça está neste momento brandindo sobre suas cabeças, e não há nada além da mão da soberana misericórdia, e da mera vontade de Deus, detendo-a.
  3. Eles já estão sob uma sentença de condenação ao inferno. Eles não somente merecem, justamente, serem lançados lá, mas a sentença da lei de Deus, que é a eterna e imutável regra de justiça que Deus fixou entre Ele e a humanidade, foi contra eles, e permanece contra eles, tanto que já estão suspensos sobre o inferno. João 3:18 "Quem não crê já está condenado". Assim é que cada homem não convertido pertence ao inferno; que é seu lugar; de lá ele é. João 8:23 "Vós sois de baixo." E para lá estar, é levado; é o lugar onde a justiça, e a palavra de Deus, e a sentença da sua imutável lei serão aplicadas sobre este homem.
  4. Eles são agora objeto daquela mesma ira e vingança de Deus, que é expressa pelos tormentos do inferno. E a razão pela qual não vão ao inferno neste mesmo instante, não é porque Deus, em poder de quem estão, não esteja neste momento grandemente irado com eles, da mesma forma como está com as muitas miseráveis criaturas que estão agora em tormentos no inferno, as quais lá sentem e suportam a fúria de sua ira. Na verdade, Deus está irado em um grau muito maior com um grande número dos que estão agora na terra; sim, e sem dúvida, com muitos que estão agora nesta congregação (os quais, é possível, estejam bem à vontade), do que está com muitos daqueles que estão agora nas chamas do inferno.
    Tanto que não é porque Deus esteja desatento às suas maldades, e não se ressinta delas, que Ele não deixa sua mão baixar e cortá-los fora. Deus não é de forma alguma como eles próprios, apesar deles O imaginarem como sendo. A Ira de Deus queima contra eles, sua condenação não descansa, o abismo está preparado, o fogo está pronto, a fornalha já está quente, pronta para recebê-los; as chamas estão neste momento intensas e ardentes. A resplandecente espada está afiada, e levantada sobre eles, e o abismo tem aberto sua boca abaixo deles.
  5. O diabo permanece pronto a cair sobre eles, e apanhá-los como seus próprios, no momento em que Deus o permitir. Eles lhe pertencem; ele tem suas almas em possessão, e sob seu domínio. As Escrituras os representam como suas posses, Lucas 11:21. Os demônios os assistem; estão sempre com eles à sua mão direita; os demônios permanecem aguardando por eles, como vorazes leões famintos que vêem sua presa, e esperam conseguí-la, mas que por enquanto são mantidos afastados. Se Deus retirasse sua mão, pela qual os demônios estão sendo contidos, eles iriam imediatamente voar sobre suas pobres almas. A antiga serpente está escancarada para eles; o inferno abre sua enorme boca para recebê-los; e se Deus assim o permitisse, seriam rapidamente engolidos e estariam perdidos.
  6. Há nas almas dos pecadores princípios diabólicos reinando, os quais num instante queimariam e arderiam no fogo do inferno, não fosse pela restrição de Deus. Existe guardada na própria natureza do homem carnal, uma fundação para os tormentos do inferno. Existem neles princípios corrompidos, em reinante poder, e em plena possessão deles, que são as sementes do fogo do inferno. Estes princípios estão ativos e são poderosos, e extremamente violentos em sua natureza, e se não fosse pela restringente mão de Deus sobre eles, rapidamente eles se romperiam e se incendiariam, da mesma forma que estas mesmas corrupções, que o mesmo inimigo cria nos corações das almas em danação no inferno, e produziriam os mesmos tormentos que nelas produzem. As almas dos pecadores são comparadas pelas Escrituras a um mar bravo, Isaias 57:20. No momento, Deus restringe sua maldade através de seu imenso poder, como Ele faz com as furiosas ondas do mar turbulento, dizendo: "Até aqui virás, e não mais adiante"2, mas se Deus retirasse este poder restringente, ele levaria rapidamente todos consigo. O pecado é a ruína e a miséria da alma; é destrutivo em sua natureza; e se Deus o deixasse sem sua restrição, nada mais seria necessário para tornar a alma completamente miserável. A corrupção do coração do homem é sem moderação e não tem limites em sua fúria, e enquanto o pecador aqui viver, é como fogo contido pela restrição de Deus; levando-se em conta que se for deixado solto incendiará o curso da natureza e o coração será então uma fossa de pecado, assim se o pecado não fosse restringido, imediatamente transformaria a alma em um forno ardente, ou em uma fornalha de fogo e enxofre.
  7. Não há segurança para pecadores em momento algum, ainda que não existam meios visíveis de morte à mão. Não há segurança para um homem natural, ainda que agora esteja com saúde, e que não veja de que forma possa já agora sair do mundo por causa de algum acidente, e que não haja qualquer perigo visível em nenhum aspecto de suas condições de vida. A contínua e variada experiência do mundo em todos os tempos, mostra que isto não é evidência de que um homem não esteja à beira da eternidade, ou de que o próximo passo não ocorra em outro mundo. O invisível, os imprevisíveis caminhos e meios pelos quais as pessoas vão subitamente para fora deste mundo são inumeráveis e inimagináveis. Homens inconversos andam sobre o abismo do inferno em uma cobertura podre, e há inúmeros lugares nesta cobertura tão fracos que não suportarão seu peso, e estes lugares não são visíveis. As flechas da morte voam invisíveis mesmo ao meio-dia; a vista mais aguçada não as pode discernir. Deus tem muitos e insondáveis meios de levar pecadores para fora deste mundo e enviá-los ao inferno, e não há nada que mostre isto, de modo que Deus não tem necessidade de ficar à busca de um milagre, ou de alterar o curso normal de sua providência, para destruir qualquer pecador, em um momento qualquer. Todos os meios que existem para que pecadores saiam deste mundo estão nas mãos de Deus, e estão tão universal e absolutamente sujeitos ao seu poder e determinação, que não depende de nada além da mais simples vontade de Deus, para que os pecadores sigam em um instante qualquer para o inferno, mesmo que estes meios jamais tenham sido utilizados, ou que não sejam concernentes ao caso.
  8. A prudência e o cuidado dos homens naturais em preservar suas próprias vidas, ou o cuidado de outros em preservá-las, não lhes dá segurança em tempo algum. Disto, a divina providência e a experiência universal dão também testemunho. Há esta clara evidência de que a sabedoria própria dos homens não lhes é segurança contra a morte; porque se fosse de outra forma nós veríamos alguma diferença entre os homens sábios e políticos do mundo, e os outros, com relação à sua sujeição a uma morte prematura e inesperada: mas como é isto de fato? Eclesiastes 2:16 "E como morre o sábio, assim morre o tolo!"
  9. Todos os esforços e a sagacidade dos pecadores, as quais usam para tentar escapar do inferno, enquanto continuam a rejeitar a Cristo, e portanto, permanecendo pecadores, não lhes garantem contra o inferno em nenhum momento. Praticamente qualquer homem natural que ouve sobre o inferno, ilude a si mesmo de que irá escapar dele; ele depende de si mesmo para sua própria segurança, e se ilude sobre o que já fez, sobre o que tem feito, ou sobre o que pretende fazer. Cada um projeta maneiras em sua própria mente sobre como evitará a danação, e se ilude achando que planejou bem para si mesmo, e que estes esquemas não irão falhar. Eles ouvem, na verdade, que há muito poucos salvos, e que grande parte dos homens que antes morreram foram para o inferno; mas, cada um imagina que projetou maneiras melhores para seu próprio escape do que os outros fizeram. Ele não tem a intenção de ir àquele lugar de tormento; diz a si mesmo, que pretende tomar um cuidado efetivo, e estabelecer fórmulas tais que ele mesmo não venha a falhar.
    Mas, os tolos filhos dos homens miseravelmente se iludem a si mesmos com seus próprios esquemas, e certos de sua própria força e sabedoria, confiam em nada mais do que uma sombra. A maior parte daqueles que antes viveram sob estes mesmos meios de graça, e que agora estão mortos, foram indubitavelmente para o inferno; e isto não ocorreu porque eles não foram tão espertos quanto aqueles que agora estão vivos: não aconteceu porque eles não tenham projetado, para si mesmos, maneiras de escapar tão boas que assegurassem seu próprio escape. Se nós pudéssemos falar com eles, e inquirir deles, um por um, se eles esperavam, quando vivos, quando ouviram sobre o inferno, que em algum momento estariam sujeitos àquela miséria, sem dúvida, iríamos ouvir um por um responder: "Não, eu nunca pretendi vir para cá; eu tinha planejado as coisas de outra forma em minha mente; eu pensei que havia planejado bem para mim; - pensei que meu esquema fosse bom. Eu pretendi tomar cuidados efetivos, mas ela veio sobre mim inesperadamente; eu não a procurei naquele instante, ou daquela forma; ela veio como um ladrão: - A morte levou a melhor sobre mim. A Ira de Deus foi rápida demais para mim. Oh, minha amaldiçoada insensatez! Eu estava me iludindo e me agradando com sonhos vãos do que faria na vida futura, ao tempo em que dizia: Paz e segurança, então me sobreveio repentina destruição."
  10. Deus não se tem colocado sob nenhuma obrigação, por qualquer promessa, a manter homens naturais fora do inferno em momento algum. Deus certamente não fez promessas seja de vida eterna, ou de qualquer livramento ou preservação da morte eterna, além das que estão contidas na aliança da graça, as promessas que são dadas em Cristo, no qual todas as promessas estão, de fato e amém. Mas, certamente não têm interesse nas promessas da aliança da graça aqueles que não são filhos da graça, aqueles que não crêem em quaisquer de suas promessas, e não têm interesse no Mediador da aliança.

Assim é que, com relação a tudo o que alguns têm imaginado e aspirado sobre promessas feitas às buscas e batidas honestas de homens naturais, é evidente e manifesto, que a despeito dos esforços que um homem natural tome em religião, a despeito das orações que faça, até o momento em que venha a crer em Cristo, Deus não está de forma alguma obrigado de protegê-lo um momento sequer da destruição eterna.

Assim é que, desta forma estão os homens naturais seguros pela mão de Deus, sobre o abismo do inferno; eles merecem o abismo de fogo, e já estão sentenciados a ele; e Deus está sendo terrivelmente provocado; sua ira é tão grande contra eles quanto para com aqueles que estão agora sofrendo as execuções da ferocidade de sua ira no inferno, e eles não tem feito nada para abrandar ou abater esta ira, nem está Deus ao menos preso por qualquer promessa a mantê-los um instante que seja; o diabo os está esperando, o inferno está escancarado para eles, as chamas juntam-se e flamejam por eles, e irão alegremente envolvê-los, e engoli-los; o fogo contido em seus próprios corações está se debatendo para sair. E eles não têm qualquer interesse em um Mediador, não há meios através dos quais alcancem o que lhes pode ser de segurança. Resumindo, eles não têm refúgio, nada que os mantenha, tudo o que os preserva em cada momento é a mera vontade arbitrária e a não pactuada, não obrigada, clemência de um Deus enfurecido.

Aplicação

O uso para este terrível tema pode ser o de despertar as pessoas não convertidas nesta congregação. Isto que vocês ouviram é o caso de cada um de vocês que não estão em Cristo. - Aquele mundo de miséria, aquele lago de enxofre incandescente, está largamente estendido abaixo de vocês. Há o horrendo abismo de chamas ardentes da Ira de Deus; há a enorme boca do inferno escancaradamente aberta; e você não tem nada para se manter acima deles, nem nada que para se segurar, não há nada entre você e o inferno além de ar; é somente o poder e a mera vontade de Deus que te mantém acima.

Você provavelmente não tem ciência disto; você se percebe sendo mantido fora do inferno, mas não vê a mão de Deus nisto; e busca outras coisas, como o bom estado de sua constituição corporal, você tem cuidado de sua própria vida, e dos meios que você usa para sua própria preservação. Mas, na verdade, estas coisas não são nada, se Deus retirar sua mão, elas não servirão para evitar a sua queda, mais do que o ar rarefeito irá segurar uma pessoa que esteja nele suspensa.

A sua fraqueza faz como se você fosse pesado como chumbo, e dirigindo-se abaixo com grande peso e pressão em direção ao inferno; e se Deus permitir que vá, você imediatamente afundará e prontamente descerá e mergulhará no abismo sem fim, e sua saudável constituição, e seu cuidado próprio e prudência, e melhor habilidade, e toda sua justiça, não terão mais influência para sustentá-lo e mantê-lo fora do inferno, do que a teia de uma aranha tem para parar uma rocha que cai. Se não fosse pela vontade soberana de Deus, a terra não te manteria um momento; porque você é um peso para ela, a criação geme por sua causa; a criação está sujeita ao laço da sua corrupção, mas não de bom grado; o sol não brilha de boa vontade sobre você para lhe dar luz para servir ao pecado e a Satanás; a terra não produz de bom grado sua produção para satisfazer suas luxúrias; nem é a boa vontade um palco para sua maldade atuar; o ar não serve de bom grado para você respirar e manter a chama da vida em seus órgãos vitais, enquanto você passa a vida a serviço dos inimigos de Deus. As criações de Deus são boas, e foram feitas para que com elas os homens servissem a Deus, e não são subservientes de boa vontade a nenhum outro propósito, e gemem quando são maltratadas em propósitos tão diretamente contrários à sua natureza e finalidade. E o mundo iria lhe vomitar, se não fosse a pela soberana mão daquele que o sujeitou em esperança. As nuvens negras da Ira de Deus estão agora pairando diretamente sobre suas cabeças, cheias de horrenda tempestade, e inchadas com trovões, e se não fosse pela restringente mão de Deus, elas iriam imediatamente romper-se sobre você. A vontade soberana de Deus, por enquanto, segura seu vento tempestuoso; caso contrário ele viria com fúria, e sua destruição seria como a de um furacão e você seria como a fina moinha trilhada no chão.

A Ira de Deus é como grandes águas que por enquanto estão represadas; ela cresce mais e mais, sobe mais e mais alto, até que uma passagem é dada; e quanto mais a corrente é interrompida, mais rápido e poderoso é o seu curso, quando por fim é liberada. É verdade, que o julgamento de suas más obras não foi executado até agora; os dilúvios da vingança de Deus têm sido retidos; mas sua culpa neste meio tempo está constantemente aumentando, e você está a cada dia entesourando mais ira; as águas estão constantemente subindo, e tornando-se mais e mais poderosas, e não há nada além da mera vontade de Deus, que segure as águas, as quais não tem boa vontade de serem paradas, e pressionam duramente para seguir adiante. Se Deus somente retirar sua mão da comporta, ela imediatamente se abrirá, e as ardentes correntes da ferocidade e da ira de Deus, irão ser impelidas à frente com inconcebível fúria, e virá sobre você com poder onipotente; e se sua força fosse dez mil vezes maior do que é, ou ainda, dez mil vezes maior que a força do mais robusto, e vigoroso demônio do inferno, nada seria para lhes resistir ou suportar.

O arco da Ira de Deus está esticado, e a flecha está pronta sobre a corda, e a justiça aponta a flecha para seu coração, e estica o arco, e não há nada além da mera vontade de Deus, e de um Deus zangado, sem qualquer promessa ou obrigação que seja, que retenha a flecha por um instante sequer de se embeber em seu sangue. Assim todos vocês que nunca passaram por uma grande mudança de coração, pelo grandioso poder do Espírito de Deus sobre suas almas; todos vocês que não nasceram de novo, e foram feitos novas criaturas, e ressuscitaram da morte em pecados, para um estado de novo, mas, antes estão inteiramente sem experiência de luz e vida, vocês estão nas mãos de um Deus irado. Por mais que vocês possam ter reformado suas vidas em muitas coisas, e possam ter tido sentimentos religiosos, e possam manter uma forma de religião em suas famílias e aposentos, e na casa de Deus, isto não é nada, mas é Sua simples vontade que impede que vocês sejam neste instante engolidos em eterna destruição. Mesmo que vocês agora possam não estar convencidos da verdade do que estão ouvindo, logo estarão plenamente convencidos disto. Aqueles que se foram estando em circunstâncias semelhantes às suas, viram que assim foi com eles; porque a destruição veio sobre a maioria deles repentinamente; quando não a esperavam, e enquanto estavam dizendo, paz e segurança: agora eles vêem, que aquelas coisas das quais dependiam para paz e segurança, não foram mais que ar rarefeito e sombras vazias.

O Deus que te segura acima do abismo do inferno, muito como alguém que segura uma aranha, ou algum inseto repugnante sobre o fogo, tem repulsa de ti, e está sendo terrivelmente provocado: sua ira contra você queima como fogo, ele olha para você merecedor de nada mais, que ser lançado no fogo, Ele tem olhos puros demais para suportar ter você em sua visão; você é dez mil vezes mais abominável aos olhos Dele, que a mais detestável serpente venenosa é aos seus. Você O tem ofendido infinitamente mais que um obstinado rebelde a seu príncipe; e ainda assim é nada além que sua mão o que evita que você a cada momento caia no fogo. E não há outra razão a ser dada, por você não ter ido para o inferno na noite passada; que você tenha sido forçado a acordar novamente neste mundo, depois que você fechou os olhos para dormir. Não há outra razão a ser dada, por você não ter sido lançado no inferno desde a hora em que você se levantou de manhã, além da mão de Deus ter te segurado. Não há outra razão a ser dada para você não ter ido para o inferno, desde que você se sentou aqui na casa de Deus, provocando seus puros olhos com a sua perniciosa e pecaminosa maneira de comparecer ao seu culto solene. Sim, não há nada que seja dado como uma razão para que você não caia neste exato momento no inferno.

Ó pecador! Considere o temível perigo em que você se encontra: é uma grande fornalha de ira, um enorme abismo sem fundo, cheio do fogo da ira, sobre o que você está mantido pela mão daquele Deus, cuja ira é provocada e inflamada desta tal forma contra você, como contra tantos dos amaldiçoados no inferno. Você está pendurado por uma fina linha, com as chamas da ira divina rompendo por ela, e prontas a cada instante a chamuscá-la, e queimá-la fazendo-a em pedaços; e você não tem qualquer interesse no Mediador, e em nada em que se segurar para se salvar, nada para afastar as chamas da ira; nada de você mesmo, nada do que você tenha feito, nada do que você possa fazer, para induzir Deus a poupá-lo por um instante a mais. - E considere aqui mais particularmente:

  1. De quem a ira é: é a ira do Deus infinito. Se ela fosse somente a ira do homem, ainda que fosse do mais poderoso príncipe, ela seria comparativamente muito pequena para ser levada em consideração. A ira dos reis é muito temível, especialmente dos monarcas absolutistas, que têm as possessões e as vidas de seus súditos inteiramente em seu poder, à disposição de suas mera vontade. Provérbios 20:2 "Como o rugido do leão é o terror do rei; o que o provoca à ira peca contra a sua própria alma." O súdito que muito enfurece um arbitrário príncipe, está sujeito a sofrer os mais extremos tormentos que a arte humana é capaz de inventar, ou que o poder humano é capaz de infligir. Mas, os grandes potentados terrenos em suas grandiosas majestades e força, e quando equipados de seus maiores terrores, não são mais que fracos e desprezíveis vermes na areia, em comparação com o grande e Todo-Poderoso Criador e Rei do céu e da terra. É muito pouco o que podem fazer, quando muito enfurecidos, e quando têm mostrado o máximo de sua fúria. Todos os reis da terra, diante de Deus, são como gafanhotos; não são nada, e menos que nada: seu amor e seu ódio são para ser desprezados. A ira do grande Rei dos reis, é muito mais terrível que a deles, do mesmo modo que sua majestade é maior. Lucas 12:4-5 "E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei."
  2. É à ferocidade de sua ira que você está exposto. Nós freqüentemente lemos sobre a fúria de Deus; como em Isaías 59:18 "Conforme forem as obras deles, assim será a sua retribuição, furor aos seus adversários." Assim também Isaías 66:15 "Porque, eis que o SENHOR virá com fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo." E em muitos outros lugares. Assim em Apocalipse 19:15, nós lemos sobre "o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso." As palavras são extremamente terríveis. Se estivesse somente sendo dito, "a Ira de Deus", as palavras implicariam o que é infinitamente terrível; mas está dito "o furor e a ira do Deus Todo-Poderoso." A fúria de Deus! A ferocidade de Jeová! Oh, quão terrível ela será! Quem pode exprimir ou conceber o que estas expressões carregam em si! Mas, é também "o furor e a ira do Deus Todo-Poderoso." Como tal haverá uma grande manifestação de seu onipotente poder através do qual o furor de sua ira será infligido, desta forma a onipotência será como se estivesse enfurecida, e manifesta, de um modo que os homens não costumam manifestar sua força e o furor de sua ira. Oh! Então, qual não será a conseqüência! O que acontecerá aos pobres vermes que a sofrerão! As mãos de quem poderão ser fortes? E o coração de quem poderá subsistirá? Em que terrível, inexprimível, inconcebível profundidade de miséria será a pobre criatura mergulhada, aqueles que estarão sujeitos a isto!
    Considere isto, você que está aqui presente, e que ainda permanece em um estado de não regeneração: Que Deus executar a ferocidade de sua raiva, implica, que ele infligirá ira sem qualquer piedade. Quando Deus olha para o indescritível extremo de seu caso, Ele vê seu tormento ser tão grandemente desproporcional à sua força, e vê como sua pobre alma está oprimida, e afunda, como se estivesse em uma infinita escuridão; mas, não terá compaixão de você, Ele não irá reprimir as execuções de sua ira, ou mesmo tornará sua mão mais leve; não haverá moderação ou misericórdia, nem reterá Deus de forma alguma seu vento impetuoso; Ele não terá preocupação com seu bem-estar, nem tampouco será cuidadoso de qualquer outro modo a fim de que você não sofra, exceto tão somente que você
    não sofrerá além do que a estrita justiça requer. Nada será contido, já que é dificílimo para você suportar. Ezequiel 8:18 "Por isso também eu os tratarei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, contudo não os ouvirei." Agora Deus está pronto a perdoá-lo; este é um dia de misericórdia, você pode clamar agora com algum alento de obter misericórdia. Mas, uma vez que o dia da misericórdia tenha passado, seu mais lastimoso e doloroso choro e grito será em vão; você estará completamente perdido e posto longe de Deus, assim como qualquer preocupação para com o seu bem-estar. Deus não terá outra forma de tratá-lo, senão em miserável sofrimento, você continuará a existir sem nenhuma outra finalidade; porque você será um vaso de ira cheio de destruição; e não haverá outro uso para este vaso, além de estar cheio de ira. Deus estará tão distante de perdoá-lo quando você clamar por Ele, que está dito que Ele irá somente "rir e zombar", Provérbios 1:25-26 ss.
    Quão terríveis são estas palavras, em Isaías 63:3, as quais são palavras do grande Deus:
    "e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura." Talvez seja impossível conceber palavras que carreguem em si maiores manifestações destas três coisas, quais sejam, o desprezo, e o ódio, e o furor da indignação. Se você clamar ao Senhor que o perdoe, Ele estará tão distante de perdoá-lo em seu caso sombrio, ou de mostrar-lhe ao menos consideração ou favor, que ao invés disto, irá somente esmagá-lo sob o pé. E ainda que Ele saiba que você não pode suportar o peso da onipotência lhe pisando, ainda assim Ele não terá qualquer consideração, mas irá esmagá-lo sob seu pé sem misericórdia. Ele irá espremer o seu sangue, e irá fazê-lo saltar, e salpicará suas vestes, e manchará toda a sua vestidura. Ele irá não somente odiá-lo, mas terá você, no mais profundo desprezo; nenhum outro lugar será cogitado para você estar, a não ser debaixo de seu pé, para ser pisado como a lama das ruas.
  3. A miséria a que você está exposto é aquela que Deus irá infligir até este fim, uma vez que Ele deve mostrar o que é a ira de Jeová. Deus tem tido isto em seu coração para mostrar aos anjos e aos homens, tanto quão excelente é seu amor, quanto quão terrível é sua ira. Algumas vezes reis terrenos tem uma idéia para mostrar quão terrível é sua ira, através de punições extremas eles executarão aqueles que os provocarem. Nabucodonosor, aquele poderoso e orgulhoso monarca do império Caudeu, estava disposto a mostrar sua ira quando se enfureceu contra Sadraque, Mesaque e Abednego, e desta forma deu ordens para que a queima do fogo da fornalha fosse aquecida sete vezes mais que antes; sem dúvida, ela foi aumentada ao maior grau de violência a que a arte humana poderia aumentá-la. Não obstante, o grande Deus está também desejoso de mostrar sua ira, e de magnificar sua tremenda majestade e grandioso poder em sofrimentos extremos aos seus inimigos. Romanos 9:22 "E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição?" E vendo isto em seu projeto, e o que havia determinado, ainda para mostrar quão terríveis são a irrestrita ira, a fúria e a ferocidade de Jeová, Ele levará isto a cabo. Será algo efetuado e causado que será horrível para quem o testemunhar. Quando o grande e irado Deus se levanta e executa sua terrível vingança sobre o infeliz pecador, e o miserável está verdadeiramente sofrendo o infinito peso e o poder de sua indignação, então Deus irá evocar todo o universo a ver quão tremenda majestade e grandioso poder pode nisto ser visto. Isaías 33:12-14 ss "E os povos serão como as queimas de cal; como espinhos cortados arderão no fogo. Ouvi, vós os que estais longe, o que tenho feito; e vós que estais vizinhos, conhecei o meu poder. Os pecadores de Sião se assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas?"
    Deste modo, estas coisas acontecerão com você que está em um estado de não conversão, se continuar nele; o infinito poder, e a majestade, e o terror do onipotente Deus serão magnificados sobre você, na indescritível força de seus tormentos. Você será atormentado na presença dos santos anjos, e na presença do Cordeiro; e quando você estiver neste estado de sofrimento, os gloriosos habitantes do céu virão adiante e verão o terrível espetáculo, porque poderão ver o que é ira e o furor do Todo-Poderoso; e quando eles tiverem visto, irão se prostrar e adorar aquele grande poder e majestade. Isaías 66:23-24
    "E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR. E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne."
  4. É uma ira eterna. Já seria horrível sofrer esta fúria e ira do Deus Todo-Poderoso por um momento, mas, você a sofrerá por toda a eternidade. Não haverá fim para esta extraordinariamente horrível miséria. Quando você olhar para frente, verá um longo futuro, uma continuação sem fim diante de você, que irá engolir seus pensamentos, e assombrar sua alma; e você se desesperará completamente por ter apenas por um momento algum livramento, algum fim, algum alívio, um descanso qualquer. Você terá plena consciência de que irá se desgastar por longos séculos, milhões e milhões de séculos, lutando e combatendo contra esta vingança onipotente e sem misericórdia; e então quando você estiver assim, quando tantos séculos tenham realmente sido gastos por você desta forma, você saberá que tudo isto é somente um ponto comparado com o que ainda falta. Posto que sua punição será na verdade infinita. Oh, quem pode expressar qual é o estado de uma alma em tais circunstâncias! Tudo que nós possivelmente possamos dizer sobre este assunto, daria apenas uma representação muito fraca e débil; ele é inexprimível e inconcebível: Pois "quem conhece o poder da Ira de Deus?"

Quão horrível é o estado daqueles que estão diariamente e de hora em hora em risco de sofrer esta grande ira e infinita miséria! E este é o sombrio caso de cada alma nesta congregação que não tenha nascido de novo, mesmo que de outro modo possam ser morais e retos, sóbrios e religiosos. Oh, que você considere isto, seja você jovem ou velho! Há razão para pensar, que há muitos agora nesta congregação ouvindo este discurso, que serão realmente os objetos desta mesma miséria por toda a eternidade. Nós não sabemos quem são, ou em quais assentos estão assentados, ou que pensamentos têm agora. Pode ser que agora estejam despreocupados, e ouçam todas estas coisas sem muita perturbação, e que estejam agora se agradando supondo que não são estas pessoas, e prometendo a si mesmos que irão escapar. Se você soubesse que havia uma pessoa, e apenas uma, em toda a congregação, que estava para ser objeto desta miséria, que coisa terrível seria pensar sobre isto! Se nós soubéssemos quem ela é, que horrível visão seria ver tal pessoa! Como poderia todo o resto da congregação se levantar e lastimosa e amargamente chorar sobre ele! Mas, ai meu Deus! Ao invés de um, quantos provavelmente irão se lembrar deste discurso no inferno? E seria um milagre, se alguns dos que agora estão presentes, não estejam no inferno em pouco tempo, mesmo antes de este ano acabar. E não seria milagre algum se algumas pessoas, das que estão agora sentadas aqui, em alguns dos assentos deste local de reunião, com saúde, quietos e seguros, estejam lá antes de amanhã de manhã. Aqueles de vocês que finalmente continuarem em uma condição natural, que os mantenha fora do inferno por mais um pouco, logo estarão lá! Sua danação não descansa; ela virá rapidamente, e, com toda probabilidade, muito repentinamente sobre muitos de vocês. Vocês têm razão para se admirarem por já não estarem no inferno. Este é sem dúvida o caso de alguns que vocês têm visto e conhecido, que nunca mereceram o inferno mais que vocês, e que antes davam a impressão de que provavelmente estariam agora vivos como vocês. O caso deles está além de qualquer esperança; eles estão clamando em extrema miséria e perfeito desespero; mas, aqui vocês estão na terra dos viventes e na casa de Deus, e têm uma oportunidade de obter salvação. O que não dariam aquelas pobres almas condenadas e sem esperança por um dia de oportunidade como o que vocês estão agora desfrutando!

E agora você tem uma extraordinária oportunidade, um dia no qual Cristo abriu largamente a porta da misericórdia, e permanece chamando e clamando com grande voz pelos pobres pecadores; um dia no qual muitos estão reunindo-se a Ele, e apressando-se ao reino de Deus. Muitos estão diariamente vindo do leste, oeste, norte e sul; muitos que estavam até muito recentemente na mesma condição miserável em que você está, e que agora estão em um estado de alegria, com seus corações cheios com amor por aquele que os amou, e os lavou de seus pecados em seu próprio sangue, e jubilosos de esperança pela glória de Deus. Quão terrível é ser deixado para trás em tal dia! Ver tantos outros festejando, enquanto você está definhando e perecendo! Ver tantos jubilosos e cantando pela alegria no coração, enquanto você tem motivos para prantear pela culpa do coração, e urra pela vexação do espírito! Como você pode descansar um momento sequer em tal condição? Não são suas almas tão preciosas quanto as almas das pessoas de Suffield3, onde estão dia a dia se unindo a Cristo?

Não há muitos aqui que tenham vivido muito tempo no mundo, e que não tenham até hoje nascido de novo? E portanto, são estrangeiros na comunidade de Israel, e não têm feito nada durante a vida, além de entesourar ira para o dia da ira? Oh, senhores, seu caso, de uma forma especial, é extremamente perigoso. Sua culpa e dureza de coração são enormes. Vocês não vêem quão comumente pessoas da sua idade passam e se vão, na presente notável e maravilhosa dispensação da misericórdia de Deus? Vocês têm necessidade de considerarem a si mesmos, e acordarem inteiramente deste sono. Vocês não podem suportar a fúria e a ira do Deus infinito. - E vocês, homens jovens, e jovens mulheres, irão negligenciar este precioso momento que vocês estão desfrutando agora, quando tantos outros de sua idade estão renunciando às futilidades da mocidade, e se unindo a Cristo? Vocês especialmente têm agora uma extraordinária oportunidade; mas se vocês a negligenciarem, logo acontecerá com vocês como com aquelas pessoas que gastam todos os preciosos dias da juventude em pecado, e estão agora chegando a esta horrível condição em cegueira e dureza. - E vocês, jovenzinhos, que não são convertidos, não sabem que vocês estão indo para o inferno, para suportar a terrível ira daquele Deus, que está agora zangado com vocês cada dia e cada noite? Vocês estarão contentes por serem jovenzinhos do diabo, quando tantos outros jovenzinhos na terra são convertidos, e se tornaram santos e alegres filhos do Rei dos reis?

E permita que cada um que ainda está sem Cristo, e pendurado sobre o abismo do inferno, sejam eles homens ou mulheres de avançada idade, ou de meia idade, ou jovens, ou ainda crianças, ouça agora com muita atenção aos altos clamores da palavra e da providência de Deus. Este ano aceitável do Senhor, um dia de tão grandes bênçãos a alguns, será sem dúvida um dia de notável vingança para outros. A dureza do coração dos homens, e suas culpas aumentam a passo largo em um dia como este, se negligenciam suas almas; e nunca houve tão grande perigo para estas pessoas que cedem à dureza do coração e à cegueira da mente. Deus agora parece estar apressadamente recolhendo seus eleitos em todas as partes da terra; e provavelmente a maior parte dos adultos que nunca serão salvos, será agora levada em pouco tempo, e que isto será como foi a grande expansão do Espírito sobre os judeus nos dias dos apóstolos; os eleitos irão obter, e o restante terá os olhos tapados. Se este for o seu caso, você amaldiçoará eternamente este dia, e amaldiçoará o dia em que nasceu, por ver tal período de expansão do Espírito de Deus, e desejaria que houvesse morrido e ido para o inferno antes de ter visto isto. Agora indubitavelmente está o machado, como esteve nos dias de João o Batista, colocado de forma extraordinária nas raízes das árvores, e cada árvore que não produzir bons frutos, poderá ser derrubada e lançada ao fogo.

Contudo, permita que cada um que está sem Cristo, acorde agora e afaste-se da ira que virá. A Ira do Deus Todo-Poderoso está, neste momento, sem dúvida pendendo sobre grande parte desta congregação: Permita que cada um se afaste de Sodoma: "Apressem-se e escapem por suas vidas; não olhem para trás; escapem lá para o monte, para que não sejam consumidos."


1 Todos os textos bíblicos citados neste estudo foram extraídos da tradução de João Ferreira de Almeida - Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original (ACF), editada pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, exceto quando houver sido especificado em contrário.
2 Jó 38:11
3 Uma cidade das redondezas