Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A Importância da palavra de Deus para nossa vida

Todos nos sabemos que a palavra de DEUS é indispensável para a manutenção da vida espiritual e secular do crente, mas por quê? Onde ela influencia? Como ela interfere? Que benefícios ela nos trás? A resposta esta em “Salmos 119.9” que nos ensina sobre os benefícios de se manter uma vida regrada segundo a palavra de Deus e as conseqüências de não levá-la a serio.

1 Cumprir com a palavra de DEUS nos trás felicidade

Como são felizes os que andam Em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do senhor

Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos de todo o coração o buscam! Não praticam o mal e andam nos caminhos do senhor.

                                                           Sl 119.1-3

 

 

 

 

 

 


      Todo aquele que segue segundo a vontade de DEUS é conduzido por caminhos irrepreensíveis e pacíficos que o levam a uma vida de paz, pois não deve nada ninguém e não a motivo para temer, pois sabe que tem um DEUS que trabalha em favor dos que nele esperam.          

2 Obedecer a palavra de DEUS é uma ordenança do PAI!

Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos

                                               Sl 119.4

 

 

 


Está escrito que os homens que amam a DEUS guardam suas palavras no coração e delas não se desviam nem pra esquerda nem pra direita. É ordem de DEUS obedecer a suas palavras caso contrario estaremos pecando, pois qualquer coisa que esta contra a palavra de DEUS é pecado e deve ser evitado, ou seja, se DEUS estabeleceu através de sua palavra deve ser obedecido. 

 

 

3 Aquele que segue as palavras de DEUS tem prazer em  andar em seus  caminhos

Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos. Então não ficaria decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos.

                                               Sl 119.5-6

 

 

 

 


    O convívio com a palavra nos leva a sentir prazer em cumprir os mandamentos do SENHOR, pois através da palavra o espírito santo nos impele a andar nos caminhos do SENHOR e quando nos damos conta não conseguimos, mas voltar à vida que vivíamos antes, e obviamente aquele que não dá ouvidos ao espírito não tem como sentir prazer nas ordenanças do PAI.                 

Eu te louvarei de coração sincero quando aprender tuas justas ordenaças.

Obedecerei teus decretos nunca me abandones

                                               Sl 119.7-8

4 Sincero é o louvor daquele que cumpre e guarda a palavra do SENHOR  e o SENHOR nunca o abandona.

 

 

 

 

 

Aquele que não obedece à palavra de DEUS louva de forma falsa e sem sinceridade, pois não o ama e por isso não guarda as suas palavras e não as obedecendo esta em pecado e levantando mãos sujas diante de DEUS, apresentando-se diante dele como se estivessem ocultos todos os seus maus hábitos diante dos olhos de DEUS mentindo assim para o ESPIRITO SANTO e para DEUS que é onipresente e onisciente, ou seja, tudo sabe e está em todos os lugares ao mesmo tempo. E sem dar ouvidos ao ESPIRITO SANTO como pode ele se arrepender de seus pecados? 

5 A  palavra é o segredo para a santidade

Como pode o jovem manter sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.

                                               Sl 119.9

 

 

 


É através da palavra que o jovem aprende tudo a cerca da santidade, desde o que é santidade até os resultados que ela trás, logo sem palavra sem santidade, pois é através dela que o ESPIRITO SANTO nos exorta sobre onde mudar para ser santo, o que fazer e o que não fazer aonde ir e aonde não ir, o que tocar e o que não tocar etc em fim todos os paços para alcançar a santidade, a palavra é o ponto de partida para o crente que quer ser santo. Palavra não pode faltar!

Eu te busco de todo coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no meu coração a tua palavra para não pecar contra ti

                                                               Sl 119.10-11

6 A palavra nos aproxima de DEUS e não permite que pequemos contra ele

 

 

 

   É também através da palavra que nos é revelada a maioria das coisas a cerca do SENHOR sendo assim a palavra é primordial para o estabelecimento de uma relação de intimidade com DEUS, pois através da palavra conhecemos mais sobre sua autoridade, seu poder, sua multiforme graça e a historia da nossa salvação que é a historia de cristo filho unigênito de DEUS mandado para morrer em nosso lugar para remição de nossos pecados.

         A palavra também nos instrui sobre o pecado seu poder e suas conseqüências mantendo-nos alertas e cientes da importância de resistir ao diabo, fugir do pecado e temer a DEUS.

 

7 Estamos bendizendo a DEUS quando buscamos seus decretos e proclamamos suas leis

Bendito seja SENHOR! Ensina-me os teus decretos. Com os lábios repito todas as leis que promulgaste.

                                    Sl 119.12-13      

 

 

 


                   Quando buscamos o conhecimento da palavra de DEUS estamos buscando conhecimento a respeito de DEUS declarando de forma indireta a sede e a fome que temos de conhecê-lo. Fome e sede estas implantadas pelo espírito conforme a liberdade que damos a ele para agir dentro de nós. E ao declararmos essas leis a respeito das quais buscamos conhecimento estamos bendizendo a DEUS e o adorando, pois estamos pregando o evangelho fazendo o que o senhor não só aprova, mas nos ordena que façamos e alegramos ao coração de DEUS quando anunciamos as suas palavras, pois assim a resgate de almas e perdão de pecados. 

Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas.

                                               Sl 119.14

8 Aquele que cumpre a palavra de DEUS sabe valorizá-la

 

 

 

Apenas aquele que conhece as maravilhas de viver segundo a palavra de DEUS sabe realmente valorizá-la um exemplo disso é exatamente este de David que enquanto estava vivo impôs sobre Israel que cumprisse as lei de Moises e durante seu reinado tudo lhe foi bem, mas quando morreu seu filho Salomão o sucedeu depois de muito tempo reinando começou a se envolver com mulheres de diversas nações idolatras o que o SENHOR havia proibido através da lei que deu a Moises e a partir dai a idolatria começou a se infiltrar em Israel e seus descendentes já não conheciam, mas a face de DEUS e não sabiam dos benefícios de andar como aprovava o senhor Israel entrou num declino que se arrastou por quase todo o antigo testamento tudo porque não souberam valorizas e priorizar as coisas de DEUS seguiu seus pensamentos e suas vontades se prostrando diante dos mais repugnantes deuses que a humanidade já viu. 

Meditarei nos teus preceitos e darei atenção as tuas veredas. Tenho prazer nos teus decretos não me esqueço da tua palavra

                                               Sl 119.15-16

9 Aquele que medita na palavra de DEUS aprende a atentar para os caminhos, decretos de DEUS e não se esquece da mesma.

 

 

 

 

         Aquele que medita na palavra de DEUS não se esquece, mas dela e como conseqüência caba aplicando-a tanto em sua vida espiritual, quanto secular e também em seu ministério e no evangelismo e uma vez que essa meditação se torna um habito torna-se tão prazeroso praticar a palavra que já se passa a meditar sem querer e em qualquer lugar dando dessa forma liberdade para DEUS agir em qualquer em qualquer situação conforme seu querer e a pratica da palavra passa ser algo pessoal e ate imperceptível da parte de quem pratica sendo assim o praticante da palavra vai sentindo sede de algo mais profundo e seu crescimento espiritual vão ficando acentuado, à medida que ele vai ganhando intimidade com DEUS e se aprofundando na palavra mais ele vai querendo essa intimidade e mais ele vai mergulhando na palavra e quanto mais alimento ele alcança mais fome ele tem, e assim ele vai avançando no espírito até chegar ao almejado posto de varão perfeito.     

10 Conclusão

“Sem palavra sem gloria” já disse o nosso pastor José Carlos o que nos leva a entender que aquele que não cumpre com a palavra de DEUS não verá a sua gloria e dela não será cheio, eu não digo que buscar a palavra seja uma obrigação, pois há algo chamado livre arbítrio que permite que escolhamos que caminhos seguir, mas porem a palavra é uma necessidade e assim ela deveria ser vista por todos nós, mas não estamos dando a devida importância às escrituras que é a palavra da vida, comparadas por escritores e teólogos com a água o fogo a espada etc. Em fim uma serie de coisas que representam poder, força, mudança, eficácia, só pelas comparações já da para perceber o que a palavra de DEUS é capas de fazer na vida de alguém, se todos nós levássemos mais a serio a palavra e as promeças e ordenanças que nela estão escritas o pecado seria uma realidade menos abundante em nossas vidas e teríamos mais eficácia em nossas obras e principalmente na pregação do evangelho, pois com ela nos defendemos das investidas do inimigo e como todos nos já lemos em algum lugar, “mas aonde será que foi? Ah lembrei na palavra”, “a palavra de DEUS corta como espada de dois gumes” rompendo todas as barreiras que podemos encontrar no coração dos perdidos. Eu mesmo costumo dizer que DEUS é nosso fabricante, a palavra é nosso manual de instruções, JESUS nosso comprador e o ESPIRITO SANTO a assistência técnica, quer entender o seu problema o que falta em você, qual sua capacidade para que você fosse feito? Leia a “BIBLIA SAGRADA DE INSTRUÇÕES” e em caso de duvida consulte o ESPIRITO SANTO e para, mas amparo ajuda sacrifício, ou coisas parecidas fale com DEUS o “fabricante da humanidade e do universo.”

 

 

Bibliografia

Salmos 119.1-16/Fonte: bíblia do ministro edição com concordância: Nova versão internacional  – São Paulo: Editora vida, 2002. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário